A busca por uma melhor qualidade de vida nos fez descobrir como um ambiente físico pode impactar o nosso cérebro. A Neuroarquitetura é o estudo da neurociência aplicada à arquitetura.
Hoje, sabemos que a forma com que os ambientes são construídos e organizados podem impactar o desenvolvimento e a interação do homem com o meio ambiente.
Em tempos de pandemia, onde a necessidade de ficar em casa é ainda maior, esse estudo pode impactar significativamente na vida das pessoas.
Por isso, a neuroarquitetura é um dos meios para melhorar a qualidade de vida da pessoa. Fatores como a iluminação natural, a ventilação, a acústica, e as cores utilizadas para decorar um espaço, se utilizados da maneira correta, trazem conforto e saúde.
O uso da neuroarquitetura em projetos residenciais tem ganhado cada vez mais força. Mas, para entender como isso pode impactar na qualidade de vida da pessoa, é preciso entender o processo ideal.
O primeiro passo para a aplicação da neuroarquitetura é entender a necessidade do cliente para que o arquiteto consiga criar um projeto capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vão habitar o local.
O arquiteto deve contar com a ajuda de um profissional da saúde, que pode ser um psicólogo ou neurocientista.
Um exemplo de como a neuroarquitetura pode ajudar na qualidade de vida da pessoa é a criação de um ambiente que isola a entrada de ruídos externos. Dessa forma, quem mora no local poderá ter a qualidade do sono melhorada.
Além disso, a utilização de aromas e cores, bem como texturas, também podem alcançar os resultados esperados.
O importante é entender a necessidade do cliente e personalizar o ambiente da forma ideal para que ele se sinta confortável.
Agora, veja 4 ideias do que fazer em um projeto e quais são os impactos na vida das pessoas:
Usar elementos da natureza
Usar plantas, ilustrações de paisagens e madeira nos ambientes é uma forte tendência e uma das melhores formas de relaxar quem está no local.
Organizar os ambientes
Pode parecer meio óbvio essa dica, mas é importante entender alguns detalhes. A gente sabe como um ambiente bagunçado pode tirar a nossa paz.
Por isso, é importante organizar o ambiente para que tudo esteja no lugar. Isso vai trazer tranquilidade e, até mesmo, ajuda a controlar a ansiedade.
Ar livre e luz solar
Ambientes que utilizam a luz solar e a circulação de ar livre podem estimular o relaxamento.
Por isso, é importante criar um espaço que permita a entrada de luz solar e que contenha janelas grandes, permitindo a circulação do vento.
Iluminação artificial
O fato de que a luz solar faz bem para o ambiente não anula a utilização de luz artificial. Um dos exemplos para a utilização de luz artificial é investir em luz amarela nos ambientes íntimos.
As luzes ajudam a produção de melatonina, que pode melhorar a qualidade do sono. Já as luzes brancas podem ser usadas em áreas que precisam de foco e concentração, como cozinha e escritório.
Os imóveis da Barros Vaz buscam trazer mais conforto ao dia a dia dos moradores, compreendendo a necessidade do cliente e proporcionando aconchego, harmonia e bem-estar.
Entre em contato conosco e agende uma visita em um dos empreendimentos administrados por nós.